Weby shortcut
topo.jpg

Justificativa

Atualizado em 19/11/14 09:21.

Justificativa

A EA é um instrumento cada vez mais requisitado para a efetivação de programas de desenvolvimento ancorados nos princípios da sustentabilidade. Está cada vez mais evidente a sua importância no ensino formal, no ensino não formal, dentro das empresas, ou seja, em todas as atividades da vida cotidiana, pois nossa sobrevivência depende do uso sustentado dos bens ambientais e da boa relação com os outros seres vivos, inclusive entre nós humanos.

Nessa construção, a EA cumpre um papel fundamental frente às necessidades da nossa época histórica. Época que exige uma formação humana integral, a formação que propicie a vivência de valores e da ética do cuidado planetário. E para tanto, se deve desenvolver o potencial superior do ser humano: a generosidade, a fraternidade, a solidariedade e o amor, todos presentes em cada pessoa, esperando apenas as condições favoráveis para florescer.

Sabemos que a EA Goiana é marcada pela história de atuação de diversos/as educadores/as, pessoas e instituições comprometidas com várias ações e experiências. Contudo, realizadas de modo isolado e pontual, sem nenhum diálogo ou integração. Desta maneira, a EA deixa de cumprir sua função integradora.

O I CONGEA é uma tentativa de implementar e integrar as ações e propiciar a unificação de agendas, visando a criação de espaços para as trocas de experiências e diálogo entre os/as diversos/as atores/as da EA em Goiás, possibilitando uma maior interação para articulação e mobilização da EA que desejamos.

O I CONGEAl acontecerá como ação preparatória do Estado de Goiás para o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, o qual também será palco da II Jornada Internacional de Educação Ambiental, com a intenção de reunir educadores/as de todo o país e de várias partes do mundo, em setembro de 2008, no Rio de Janeiro.

 

Listar Todas Voltar