
FEIRA DE TROCAS É DESTAQUE DURANTE SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
FEIRA DE TROCAS É DESTAQUE DURANTE SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Amanhã é dia de Feira de Trocas no I Congresso Goiano de Educação Ambiental (CONGEA). Durante todo o dia, os mais de mil participantes do evento poderão trocar qualquer coisa: livros, relógios, colares e bijuterias, roupas etc.. Basta levar o objeto até a tenda da feira, localizada próximo ao Centro de Convivência do campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), e trocar por outro que esteja exposto.
O espaço é democrático: qualquer um pode participar e fazer bons “negócios”. Na Feira de Trocas, um livro que poderia custar até 40, 50 reais pode sair pelo preço de um par de brincos ou de um calendário de parede. E se o participante quiser trocar um texto, uma massagem, ou mesmo alguns minutos de conversa, está valendo. O importante não é o valor financeiro, mas a troca de informações e experiências.
Segundo um dos organizadores do evento, Sandro Rafael Borges, as trocas tem horário certo para acontecer, o que possibilita o relacionamento direto entre os envolvidos: “A intenção é promover o contato entre as pessoas, o que não acontece no comércio tradicional, pois, na maioria das vezes, produtores e consumidores nem se conhecem.” Amanhã, as trocas poderão ser feitas entre meio dia e duas da tarde, ou a partir das cinco da tarde, indo até o final das atividades do dia.
A Feira de Trocas é um evento relacionado ao I Seminário sobre Economia Solidária e Educação Ambiental de Goiás, que também vai contar com a exposição, em frente à Tenda Mãe, de materiais recicláveis sólidos das cooperativas incubadas pela UFG. Além da exposição, três palestras vão dividir a atenção dos participantes:
14:00 – 14:30 Palestra: O Espaço da Economia Solidária em Goiás
Samuel Alves Silva – Superint. Regional do Trabalho e Emprego – Go
14:30 – 16:30 Palestra: Economia Solidária e Cooperativismo
Palestrante: Roberto Marinho Alves da Silva – Diretor de Estudos e Divulgação da SENAES/TEM
16:45 – 18:30 Palestra: Banco Popular do Brasil e Microcrédito Solidário
Palestrante: João Joaquim de Melo Neto – Coordenador do Banco Palmas – Fortaleza/CE
Local das palestras: FCFH
Reportagem: Vívian Maia
Fonte: I CONGEA