topo.jpg

Artigo apresentado por mestranda da UNB trata dos caminhos da inter à transdisciplinaridade sob a ótica de Leff

 

 

 

No segundo dia do Congresso Goiano de Educação Ambiental (16), foram apresentados vários trabalhos científicos nos eventos integrados ao CONGEA. Os espaços de diálogos e vivências, divididos por áreas temáticas de apresentação, foram realizados das 16h30 às 18h30. Entre os temas abordados no I Simpósio sobre Educação Ambiental e Transdisciplinaridade dos Povos Cerradeiros, o caminho a ser percorrido da inter à transdiciplinaridade foi apresentado no artigo intitulado Da articulação interdisciplinar das ciências ao diálogo transdisciplinar de saberes: reflexões sob a ótica de Leff.

O texto, de autoria de Cristiane Leite e Gisele Carvalho, mestrandas do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasilia, defende, conforme o autor mexicano, que a interdisciplinaridade surge com o questionamento dos objetos de conhecimento das ciências em sua rigidez disciplinar.

Segundo Cristiane Leite, relatora do trabalho, a fragmentação positivista da ciência acabou simplificando as visões da realidade, e impedido a compreensão da complexidade da relação homem-natureza. A partir do questionamento e problematização das disciplinas em seus muros fechados, a articulação das ciências gera um novo objeto de conhecimento, alicerçado no saber ambiental, um dos conceitos de Leff trabalhados no artigo.

Para isso, afirma a mestranda, são revalorizados os saberes tradicionais "não-científicos", e as identidades culturais e étnicas de apropriação dos recursos naturais: "Com isso, torna-se possível o diálogo transdisciplinar de saberes pregado por Leff como o caminho para a reapropriação do mundo e do ambiente pela via do conhecimento. Eis aí a solução para a crise civilizacional que enfrentamos, e que tanto buscamos superar com todas as discussões desenvolvidas nos quatro dias do CONGEA", enfatiza Cristiane

 

Artigo apresentado por mestranda da UNB trata dos caminhos da inter à transdisciplinaridade sob a ótica de Leff

Fonte: I CONGEA