topo.jpg

Mostra

Mostra Dez anos do FICA apresenta série de filmes com diferentes olhares sobre a questão ambiental

Mostra "Dez anos do FICA" exibe filmes vencedores

Hoje, sexta-feira, 17, é o último dia da mostra cinematográfica "Dez anos do FICA". Neste terceiro dia de exibição, serão veiculados 4 curtas-metragens vencedores das três últimas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA).

 

 

Programação

Na programação de hoje da mostra cinematográfica “Dez anos de FICA” serão exibindos os seguintes curtas-metragens:

·         Umbrella – Nandita Das (IND) 1’ 50’’

·         Always Coca-Cola – Inge Alteneier e Reinhard Hornung (ALE) 8’

·         Puffing Away – Isaac King (CAN) 3’

·         Zone of initial dilution – Antoine Boutet (FRA) 30’

Comentários

Ontem, foram exibidos cinco curtas-metragens na mostra cinematográfica do I CONGEA. Matança de animais, consumo de carne, agricultura e desmatamento estiveram entre as temáticas abordadas nos filmes apresentados.

O primeiro vídeo, "Na Linha do Horizonte", abordou a questão da caça indiscriminada de baleias, ocorrida em diversos países, inclusive no Brasil. Já o segundo filme, intitulado "The Meatrix", foi talvez o mais engraçado deles. Valendo-se das idéias centrais do filme "The Matrix", os idealizadores criaram um filme de crítica ao sistema industrial de consumo e produção de carne e derivados.

O terceiro filme foi "White Gold: The True Cost of Cotton", que em tradução direta seria "Ouro Branco: O Verdadeiro Custo do Algodão". O filme é passado basicamente no Cazaquistão, onde existe uma gigantesca indústria de fabricação de algodão, que explora a mão de obra adulta e infantil.

Seja pela ampla e desmedida utilização dos inseticidas ou pelo avanço indiscriminado dos campos de algodão nas áreas que poderiam servir à produção alimentícia familiar a produção de algodão no Casaquistão também agride o meio-ambiente.

O quarto filme da noite foi "Terminator Tomatoes", outra produção estrangeira que pintou pelas telas do Cinema da Faculdade de Letras no segundo dia de evento. O filme é uma animação que mostra as grandes perdas de uma família de agricultores que se adequam aos pacotes fechados de sementes transgênicas.

O "Filme Ilhado" finalizou o segundo dia da mostra. A produção brasileira retrata basicamente os enormes problemas que o homem vem causando ao planeta Terra nestes últimos tempos.

 

Reportagem: Thiago Vaz

Foto: Luiz Filipe Barcelos

 

Fonte: I CONGEA